Até o dia 1º de maio, o Adamastor Centro recebe a exposição Terra Sagrada – Preservação da Cultura. O evento é produzido pela Associação Arte Indígena de Guarulhos, que tem o objetivo de resgatar a história e a tradição, fortalecendo e preservando a cultura indígena no município.
A iniciativa reverencia as diversas etnias que habitam a cidade de Guarulhos, dentre os quais os Pankararé, Pankararú, Tupi, Pataxó, Xucurú, Wassu Cocal, Xavante, Guajajara, Tupinmbá, Fulni-Ô, Geripankó, Terena, Guarani, Kaingang, Kariri-Xocó e Krenak.
No dia 19 de abril, às 19h, o evento agrega ainda encontro com todas essas etnias, com comidas típicas e apresentações culturais.
De acordo com AwaKuayWera, Presidente da Associação Arte Nativa de Guarulhos, a exposição também leva à sociedade um pouco do conhecimento e do respeito à Mãe Terra.
Tradição há dez anos na cidade
Para quem não conhece a cultura indígena na cidade, a exposição ocorre há 10 anos, sempre com o objetivo de mostrar a importância da preservação, os costumes e a característica das diversas etnias que vivem na cidade. Segundo um dos responsáveis pela exposição, Awakuaray, 45, nessa trajetória, muitos guarulhenses conheceram a importância da cultura indígena.
“São 14 etnias espalhadas pela cidade, em áreas como Soberana, Jardim Lenize e Cocaia”, revelou Awakuaray, destacando também a maior etnia da cidade, conhecida como Xucurú, é composta por 120 famílias.
Nome Guaru é uma referência do termo Tupi
O nome da cidade, fundada em 8 de dezembro de 1560, é uma referência ao termo Guaru, que significa índio barrigudo ou peixe barrigudo. Entre as tribos que habitavam a cidade durante a época da fundação estão os “maromomi”, que foram apelidados pela etnia Tupi de guaru, por serem barrigudos e pequenos.
Os maromomis falavam uma língua difícil de pronunciar, além de hábitos coletores, com consumir o que a natureza oferecia, de maneira sustentável. O grupo era pacifico, e sempre se realocava em outras áreas, com objetivo de evitar confrontos, onde chegaram a se concentrar nas margens do rio Tietê.
Serviço
Exposição Terra Sagrada – Preservação da Cultura
Data: 01/04 à 01/05
Diariamente, das 9h às 22h
Entrada Franca
Local: Salão Expositivo Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos