União de Tarcísio e Guti com Americano traz avanços para Guarulhos

Divulgação
- PUBLICIDADE -

Nunca a cidade de Guarulhos teve tanto apoio do governo do estado de São Paulo. Em várias ações de diferentes áreas, o governador Tarcísio de Freitas está alinhado com o secretário de Governo Edmilson Americano e o prefeito Guti. E nessa parceria, quem sai ganhando é a população.

Na área de Mobilidade Urbana, o tão sonhado Metrô de Guarulhos está saindo do papel. As tratativas da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) com a Prefeitura são de responsabilidade do próprio secretário municipal de Governo.

Todas as demandas relacionadas ao Metrô na cidade são encaminhadas à Secretaria de Governo, que é responsável por direcionar as questões às outras pastas.

“Guarulhos hoje vai receber o Metrô. Será a primeira cidade fora da Capital a receber o metrô, graças muito ao trabalho de Americano. É lógico que é uma questão do governo do estado, investimentos astronômicos que a cidade não conseguiria fazer sozinha. Mas, se não tiver a colaboração da cidade, se não tiver os estudos, o time todo empenhado, com sondagem, com desapropriação, enfim, com tudo o que a obra complexa do metrô precisa, as coisas não vão. E

Americano agarrou isso e vai sair o metrô. Até 2028, 2029 com certeza a gente vai ter metrô aqui em Guarulhos”, destacou Guti.

Neste ano a companhia também iniciou, na avenida Paulo Faccini, a sondagem para as obras da Linha 19-Celeste. Ao todo serão cinco estações subterrâneas na cidade: Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos-Centro e Bosque Maia, que conectarão o município à estação Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha.

De acordo com o Metrô, o investimento para a obra ultrapassa R$ 100 milhões. O projeto prevê que será possível ir do Centro de Guarulhos até o Anhangabaú em cerca de 30 minutos. Após um ano de funcionamento, a demanda estimada das estações do município é de 684 mil passageiros por dia.

Americano alinha projeto arquitetônico

de estação e cadastramento de imóveis

No início do ano, Americano esteve na sede da Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo para uma reunião com técnicos da empresa sobre a implantação da linha no município. Durante o encontro, a equipe do Metrô apresentou o projeto arquitetônico da futura estação Itapegica, além do primeiro esboço do paisagismo para o entorno do local.

“Estamos em sintonia com o Metrô nessa importante obra de mobilidade urbana. Os projetos estão avançando de maneira satisfatória para entregarmos essa melhoria aos guarulhenses”, afirmou o secretário de Governo.

Americano também realizou reunião online em julho com técnicos do Metrô de São Paulo sobre a implantação das linhas 19-Celeste e 2-Verde no município.

Durante o encontro virtual, a companhia informou o início do cadastro de imóveis guarulhenses localizados as proximidades das futuras estações. Também houve alinhamento com as secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente sobre possíveis alterações viárias no projeto.

Em setembro de 2022, o Metrô iniciou a sondagem para as obras da linha 19-Celeste na avenida Paulo Faccini e, em janeiro deste ano, apresentou o projeto arquitetônico da futura estação Itapegica, além do primeiro esboço do paisagismo para o entorno do local.

Ao todo serão cinco estações subterrâneas na cidade (Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia e Itapegica), que conectarão o município à estação Anhangabaú, da linha 3-Vermelha, na capital. Já a linha 2-Verde, também de acordo com o projeto, deve ligar a estação na Ponte Grande à Vila Madalena, além de uma conexão com a estação na Dutra.

O cronograma prevê que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2024, que a obra tenha início em 2025 e seja finalizada até 2030.

- PUBLICIDADE -