O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta quinta-feira (01), um novo quartel para a Polícia Militar na rua Vitória, a cerca de 500 metros de distância da Cracolândia, no centro de São Paulo, e prometeu mais investimentos para a segurança pública neste ano.
As medidas fazem parte de um esforço de sua gestão para responder à sensação de insegurança na região central da cidade.
Além de um pacote de sistemas de monitoramento de ruas, o governo paulista prepara um curso de capacitação especial para policiais que atuam na região central.
O treinamento dará noções de assistência social e medicina para, segundo o governo, melhorar as abordagens no “fluxo” da Cracolândia.
Promessas para o centro
O novo quartel da PM na Cracolândia vai abrigar a Força Tática, um grupo especializado da corporação, do 7º Batalhão, que é responsável pela região central. A equipe vai começar os trabalhos com 48 homens, que ficavam lotados em uma base na Avenida Angélica, em Higienópolis.
A estrutura, contudo, deve receber 300 novos policiais após março. São praças e oficiais recém-formados que estão atuando no litoral do Estado, em meio a Operação Verão da PM nas cidades da Baixada Santista.
No discurso de inauguração da nova unidade, Tarcísio voltou a prometer que lançará, até o fim do mês, um concurso público para contratar um escritório de arquitetura.
O objetivo é desenhar o novo complexo administrativo do Estado ao redor da Praça Princesa Isabel, distante também pouco metros tanto do novo quartel quanto da Cracolândia.
A promessa de campanha do governador é trazer as unidades de administração do Estado para a região.