A procura da população por recargas do bilhete único em terminais de autoatendimento (ATMs) vem crescendo significadamente. A conclusão é do acompanhamento feito pela Secretaria de Transportes e Trânsito, que apurou em janeiro a realização de 253 operações, com projeção de 1.439 recargas no mês de abril. Hoje existem 17 terminais de autoatendimento espalhados pela cidade, em supermercados, universidades, shoppings centers e terminais de ônibus.
Há expectativa de instalação de cinco novos ATMs ainda este mês, sendo um no Supermercado X (Ponte Alta) e quatro em unidades do Supermercados Lopes (São João, Cocaia, Taboão e Presidente Dutra). Já os postos de recarga, criados em 2011, já somam 130 locais e mantiveram um crescimento médio de recarga de 11% ao mês.
“O objetivo é oferecer mais agilidade, segurança e facilidade ao usuário do bilhete único, estimulando o usuário que ainda é pagante em dinheiro, a ser adepto ao bilhete único. Hoje cerca de 24% dos usuários fazem o pagamento em dinheiro”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, Giuliano Locanto.
Aplicativo Guaru Pag para celulares
A população também está aderindo consideravelmente o aplicativo Guaru Pag, que possibilita a recarga do bilhete único pelo celular. A STT já contabilizou cerca 483 downloads nas lojas virtuais Google Store e App Store, desde que ele foi lançado em janeiro deste ano.
A ferramenta deve receber novos incrementos em breve, possibilitando o pagamento da recarga diretamente pelo aplicativo, em débito bancário, mantendo também a opção atual de boleto bancário.