Sabores da cozinha do Vale Histórico são realçados no Festival Gastronômico em São José do Barreiro

- PUBLICIDADE -

No Vale Histórico de São Paulo, um evento que celebra as tradições na gastronomia segue até este domingo, 2. O 2º Festival Gastronômico em São José do Barreiro traz uma programação com aulas-show de convidados que levam a história para a cozinha, pratos e produtos do universo da cultura caipira e do tropeirismo.

Dos resgates históricos e milenares das práticas indígenas de cultivo e preparo dos alimentos, até os costumes dos povos e viajantes que passaram pela Barreiro do Brasil colonial, a fermentação foi uma técnica muito presente nos dois primeiros dias de evento. A abertura, na quinta-feira, teve a apresentação do mestre-cervejeiro Antonio Abdalla, que detalhou como a produção artesanal de uma das bebidas mais cultuadas pelo brasileiro tem se sofisticado, mas sem deixar para trás antigas formas de elaboração.

Já na sexta-feira, Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade foram os convidados a explicarem como produtos muito presentes no comércio do Vale Histórico, como as carnes da charcutaria, pães, entre outros alimentos, têm a fermentação como principal elemento e que aliam sabor e saúde. Na aula-show, a dupla ensinou ao público o preparo de compotas em conserva de vegetais, ou “kimchi caipira”.

Caviar caipira

Uma das estrelas na iguaria da culinária do Vale Histórico, a farofa de içá foi o ponto alto da aula-show com Rogério Rodrigues e Mateus Gontijo. Além de provar o sabor incomparável do prato, o público conheceu um pouco mais das propriedades nutritivas e do alto valor proteico da içá, além da tradição da “colheita” nos morros do Vale Histórico do produto que tem alto valor na cozinha especializada.

Para fechar a programação de sexta-feira, o chef Vitor Rabelo trouxe registros históricos da gastronomia mineira e provou que a tradição que está no prato faz do estado um “guardião” da cozinha caipira.

Conexões culturais

As ligações pela cozinha rompem fronteiras e esta é uma marca muito presente na segunda edição do Festival Gastronômico. No sábado e no domingo, 1º e 2 de junho, a programação no palco cozinha segue com abordagens de chefs convidados sobre os “maneirismos da cozinha brasileira”.

Arte e cozinha também se misturam com a abordagem sobre as conexões culturais de dois grupos muito próximos na geografia do Vale, pela sincronia culinária existente entre caiçaras e caipiras. 

E não é só no palco que o público vai conferir o que há de melhor nos sabores regionais. Tem show na praça ao vivo como a goiabada cascão feita e servida direto do tacho e dos fogareiros de barro improvisados para preparados da cozinha tropeira.

Serviço

O 2º Festival Gastronômico acontece até domingo, 2, na Praça da Matriz. A entrada é livre e o público também poderá provar pratos típicos nas barracas e, ainda levar para casa produtos artesanais produzidos por coletivos locais. Há, também, uma programação musical durante o evento.

Confira a programação completa:

01/06 – Sábado

12h – Aula-show com Mara Salles – Maneirismo

13h – Show com Julinho Marassi e Gutenberg

16h – Cozinha Tropeira: Fogo de Chão com Pedro Salerno

17h – Show com a Banda Quartetum Brasil

19h – Aula-show com o Chef Mario Panezo – “O Milho Antes dos Caipiras”

21h – Show com a banda Beatles 4ever

02/06 – Domingo

11h – Show com Violino e Cello

12h – Aula-show com o chef Eudes Assis – “Caiçaras e Caipiras, sincronias culinárias”

13h – Show com Violino e Cello

14h30 – Cozinha Tropeira: Queima do Alho com João Boiadeiro e Joãozinho Laura

15h – Show com Derico Sciotti (Sexteto do Jô)

- PUBLICIDADE -