Nesta quarta-feira (24) a partir das 10h será liberada pela Receita Federal a consulta ao terceiro dos cinco lotes da restituição do Imposto de Renda de 2023, com a inclusão dos mais de 54 mil contribuintes do Rio Grande do Sul que terão direito a receber. Este lote também irá contemplar restituições residuais de anos anteriores.
Os 6.091.572 contribuintes receberão R$8,5 bilhões. Segundo o Fisco, esse valor todo irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Os residentes que regularizaram a declaração em julho entraram na lista de prioridades automaticamente. Em relação a esta listam a maior parte dos contribuintes informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré preenchida. Desde o ano passado, a chave Pix dá prioridade no recebimento.
Há mais de 100 mil contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam nas categorias de prioridades legais. Este é o primeiro lote a contemplar contribuintes não-prioritários. Em seguida, há mais de 90 mil contribuintes entre 60 e 79 anos. E logo após estão os 34 mil contribuintes cuja sua maior fonte de renda seja o magistério. O restante desses contribuintes são idosos acima de 80 anos e pessoas com alguma deficiência física ou mental.
A consulta do IR poderá ser realizada na página da Receita Federal. Basta apenas clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida no botão “Consultar a Restituição”. Também poderá ser realizada no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito no dia 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Se por algum motivo, o valor não for depositado na conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate em até um ano no Banco do Brasil.