Neste sábado (27), às 20h, no Teatro Adamastor Centro, a Orquestra Municipal de Guarulhos apresentará um concerto ortodoxo que consagra a tradição sinfônica, no sentido mais tradicional do termo. O concerto terá a participação do italiano Emmanuele Baldini, spalla (primeiro) dos violinos da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
Vibrante, enérgica e animada, a ópera “O empresário”, de Mozart, abre o concerto, sob execução da camerata magistral, composta por alunos do Conservatório Municipal, e regida pelo maestro Celso Franchini, um grande articulador e pioneiro da música erudita na cidade.
O programa conta ainda com “Trágica”, sinfonia nº 4 de Schubert, que também guarda componentes de dramaticidade e vigor, ao mesmo tempo.
Na última peça, a Orquestra apresenta o concerto para violino em ré maior, de Beethoven, no qual Emmanuele Baldini é o grande intérprete. De acordo com o regente Emiliano Patarra, essa é uma das obras primas da história da música: “O concerto para violino em ré maior é uma das peças mais importantes que já se escreveu para instrumento solista e orquestra, sem dúvida, uma peça que mudou a história da música, profunda, interessante e que vale muito a pena ouvir”.
Emmanuele Baldini
Emmanuele Baldini está na Osesp desde 2005, ano em que fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino. Aluno de Corrado Romano no Conservatório de Genebra, Baldini estudou música de câmara com o Trio di Trieste e com Franco Rossi, aperfeiçoando-se em Berlim e Salzburgo com Ruggiero Ricci. Vencedor de vários concursos internacionais, deu início à carreira solo após vencer o Virtuosité de Genebra. Tanto como solista como em recitais de violino e piano, apresentou-se em cidades européias como Viena, Munique, Berlim, Budapeste e Paris. Sua disografia inclui gravações para os selos Agorà, Algol, Rivoalto e Phoenix, destacando-se as obras completas para violino e piano de Martucci.
Serviço
Orquestra Municipal de Guarulhos, com Emmanuele Baldini
Data: 27 de maio, às 20h
Local: Teatro Adamastor
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo