O Aeroporto de Guarulhos recebeu, até o mês de outubro, 36 milhões de passageiros. O número apresentou aumento de 5,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Ainda, assim, o maior terminal da América Latina segue sem gerar receitas para o município.
Isso porquê a concessionária GRU Airport, que administra o terminal, não realiza o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Concedido em 2012 à iniciativa privadas, estima-se que o valor de IPTU devido ultrapasse R$ 400 milhões.
Neste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a repactuação do contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos, permitindo que a GRU Airport possa explorar o ativo por 16 meses, estendendo a operação até 2033. Em troca da renovação antecipada, a empresa se comprometeu a investir R$ 1,4 bilhão na infraestrutura do aeroporto. Este valor será direcionado a uma série de projetos de expansão e melhorias, incluindo obras de expansão de terminais de passageiros e pistas de aeronaves. Mas, nada foi falado sobre os pagamentos ao munícipio.
Ainda assim, os números de Cumbica impressionam justificando a presença de uma receita capaz de custear os impostos municipais. Somente em outubro foram registrados 3,8 milhões de passageiros, o equivalente a 121 mil viajantes por dia. O número é superior ao observado no mesmo período do ano passado, que foi de 3,6 milhões de pessoas que embarcaram e desembarcaram pelo maior complexo aeroportuário do país. No período, as operações de pousos e decolagens registraram 24 mil movimentos no período.
Em todos os terminais é possível encontrar uma ampla variedade gastronômica, que vão desde de um simples cafezinho à culinária internacional. Há ainda mais de 300 opções de comércio, entre farmácias, lojas de roupas, perfumarias e souvenirs, cabeleireiro e barbearia.
As 24 salas VIP do aeroporto estão distribuídas pelos terminais 1, 2 e 3, localizadas nas áreas de embarques e saguões. Os serviços variam entre banho, espaço kids, buffet completo e serviços à la carte, algumas salas têm vista para o pátio de aeronaves. Os usuários também podem desfrutar de outras comodidades, como Wi-Fi de alta velocidade, estações de carregamento gratuitas e dez mil vagas de estacionamento.