A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) prevê a liberação do trecho Norte do Rodoanel para tráfego de veículos em março do próximo ano. Com obras iniciadas em março de 2013, estima-se que o Rodoanel Norte irá retirar 18,3 mil caminhões por dia da marginal Tietê. O investimento realizado pelo governo do estado é de aproximadamente R$ 4,5 bilhões.
Entretanto, a Dersa informa que 63% das obras foram concluídas, e que terá sua totalidade prevista para o mês de março do ano seguinte. Contudo, ela também ressalta que será necessário a desapropriação de 210 imóveis que estão nas áreas que compreendem o rodoanel Norte em Guarulhos. O valor investido, até o momento, para fins de desapropriações no município é de R$ 979,4 milhões.
Em fevereiro deste ano, houve a constatação de aditamentos no contrato da obra que ultrapassaram a casa dos R$ 2,5 bilhões. No início das obras há mais de quatro anos, a estimativa era que fossem empregados R$ 5,6 bilhões. Agora o montante já está em mais de R$ 8,1 bilhões – um reajuste de, aproximadamente, 45%.
Na época, a Dersa revelou que o montante de R$ 8,1 bilhões refere-se ao convênio para a implantação do empreendimento, que além das obras inclui uma série de outros itens, como compensações ambientais, desapropriações, reassentamentos, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento, comunicação e obras complementares. O aumento deve-se principalmente aos reajustes inflacionários e ao crescimento dos custos com desapropriações e reassentamentos. Em Guarulhos, por exemplo, todas as desapropriações foram judicializadas.
O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Começa na confluência com a avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116).
O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com sua construção, o tráfego de passagem, sobretudo de caminhões, será distribuído e realocado no entorno da região metropolitana, melhorando o fluxo nas marginais e consequentemente o trânsito dos veículos de transporte coletivo.
Reportagem: Antônio Boaventura
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