O Zoológico de Guarulhos, criado em 1981, mantém cerca de 500 animais, de 100 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional, com 91% de espécies nativas. O Zoo participa de programas de conservação de espécies ameaçadas, realiza pesquisas científicas e atividades de educação para conservação. Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores, incumbidos da manutenção de sua saúde e bem estar.
Dentre os animais estão o papagaio de peito roxo, lobo guará, onça pintada, arara vermelha, tamanduá-bandeira, mico-leão-de-cara-dourada, furão, jacaré do papo amarelo, pica-pau branco, leão, entre outros.
Em janeiro deste ano, um novo morador nasceu no local. Após 13 meses de gestação, a anta Antonia, de 7 anos de idade, deu a luz ao seu primeiro filhote, que é também o primeiro da espécie a nascer no local. A anta-brasileira (Tapirus terrestres) é o maior mamífero terrestre do Brasil. Na natureza, a espécie se alimenta basicamente com folhas e habita áreas abertas ou florestas próximas a cursos d’água. Podem chegar a pesar 300 kg e chegar aos 35 anos de idade. A situação do animal no país é considerada vulnerável em função de redução populacional decorrente da caça, do desmatamento e da poluição das águas.
A estrutura do zoo conta com 59 recintos de exposição, setor extra e quarentenário, que abrigam os animais residentes e animais recém-chegados e em tratamento. Há no local clínica veterinária e área de manejo, com salas de atendimento, laboratório, sala de cirurgia, área de internação e sala de necropsia, e também um setor de alimentação e biotério para produção de alimentos vivos.
O local possui uma área de mata e lagos que atraem muitas espécies de aves de vida livre, que podem ser observadas e fotografadas facilmente, tornando o passeio ainda mais agradável. O Zoológico de Guarulhos está localizado na rua Dona Gloria Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França.