Através de GPS (sistema de localização por satélite), a prefeitura monitora em tempo real toda a frota de 50 caminhões que realiza a coleta de lixo domiciliar na cidade. Com essa tecnologia, é possível acompanhar todo o trajeto realizado pelos veículos e com isso averiguar se a coleta foi de fato realizada em todos os endereços programados.
O controle do serviço é efetuado pelo Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), que também disponibiliza servidores para acompanhamento dos roteiros. Fiscais da Trail Infraestrutura, empresa que presta o serviço de coleta de lixo domiciliar no município, também acompanham diariamente o trabalho.
Com o monitoramento constante é possível corrigir eventuais falhas na prestação do serviço, explica Felipe Nagem, diretor do Departamento de Limpeza Urbana. “Com o início das operações da nova empresa de coleta de lixo domiciliar, em janeiro, alguns problemas pontuais geraram reclamações, porém o número é baixo quando consideramos o universo de 350 mil domicílios atendidos. Junto com a empresa realizamos as correções necessárias para que o serviço seja oferecido com qualidade”.
A exceção de domingo, a coleta de lixo domiciliar em Guarulhos é realizada diariamente, a partir das 7h, no período diurno e a partir das 18h, no período noturno, conforme cronograma previamente estabelecido e de amplo conhecimento público e disponível no portal oficial da Prefeitura de Guarulhos, no link: http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/coleta-de-lixo-dias-e-horários
Fotos: Jackson Argolo – PMG