Fiscais da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), com apoio de agentes da Guarda Civil Ambiental, apreenderam em duas ações durante este final de semana prolongado, três veículos por irregularidades no manejo de resíduos sólidos, na região do Recreio São Jorge. As multas aplicadas somam cerca de R$102 mil.
Na manhã do último sábado, dia 28, um caminhão foi flagrado transportando terra proveniente de uma escavação irregular em um terreno na rua Agudos do Sul. O condutor do veículo não soube explicar a destinação do material e também não apresentou o Controle de Transporte de Resíduos (CTR) – documento exigido para o deslocamento de restos da construção civil e de resíduos volumosos. Tanto o caminhão, quanto a retroescavadeira utilizados nas irregularidades foram apreendidos.
Já na tarde de segunda-feira, dia 30, um caminhão foi flagrado descartando resíduos na rua Restinga. Ao avistar os agentes de fiscalização, o motorista fugiu abandonando o veículo com a caçamba ainda levantada.
De acordo com o diretor de Limpeza Urbana, Felipe Nagem, a multa prevista nestes casos poderá ultrapassar R$100 mil. “O descarte irregular traz prejuízos a todos, por isso a SSP está empenhada em acabar com essa prática. Intensificamos a fiscalização a fim de combater rigorosamente esse tipo de atividade na cidade.”
Nas duas situações, os veículos foram encaminhados aos pátios de apreensão e só poderão ser retirados após pagamento da multa e das diárias dos pátios de apreensão, além da apresentação do CTR. A não apresentação do documento originará em uma nova autuação. De acordo com a Lei 7.572/2017, em caso de reincidência, os infratores poderãoter seus veículos incorporados ao patrimônio público municipal.
O descarte irregular de lixo e entulho pode ser denunciado através do telefone: 2468-7200, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também pelo Disque Denúncia Verde: 0800 772 2006.