Neste sábado (30), a partir das 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) apresenta Descobrindo o Barroco, espetáculo em homenagem ao italiano Antônio Lúcio Vivaldi, um dos grandes compositores e músico do movimento barroco. O concerto, que acontece no Teatro do Adamastor Centro, tem entrada gratuita e classificação livre.
Para desvendar o contexto artístico musical de um dos períodos de maior efervescência da arte mundial e recuperar a pesquisa de interpretação histórica da música barroca em Vivaldi, a OJMG apresenta quatro peças: Concerto Grosso em Ré menor RV 565 Op. 3 nº 11, Concerto Grosso em Sol menor RV 578 Op. 3 nº 2, Concerto para violino e orquestra RV 208 “Il Grosso Mogul” e Credo para coro e orquestra RV 591.
De acordo com o maestro e regente da Orquestra, Emiliano Patarra, as peças escolhidas dedicam um momento à sutileza da elaboração e à sonoridade rica e refinada. “Esse é um bom momento para que o público possa conhecer um pouco da criação do Vivaldi e desse tipo de barroco tão cheio de contradições, dualismos, rebuscamento, exagero, obscuridade, complexidade e sensualismo”, explica Patarra. Para o maestro, as obras apresentadas oferecem ao público um recorte entusiasmado da expressão musical desse movimento.
Nessa apresentação, a OJMG conta também com a participação mais uma vez do Collegium Musicum de São Paulo, um de seus grandes parceiros das últimas temporadas.
Vivaldi
Antônio Lúcio Vivaldi foi o grande inventor do concerto. Il Prete Rosso (Padre Ruivo), como ficou conhecido por conta de seus cabelos avermelhados, não realizava missas, apesar de sua formação clerical. Dedicado à inserção de pessoas na atividade musical profissional, Vivaldi mudou a história da música, sendo considerado um especialista do Barroco italiano, gênero vibrante, exuberante, de grandes paixões e intensidade característica da cultura do povo italiano.
Serviço:
Data: sábado (30)
Horário: 20H
Local: Teatro do Adamastor Centro
Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo
Entrada gratuita
Classificação livre