A companhia aérea Latam irá realizar a terceirização de toda a sua operação de rampa e limpeza, gestão de equipamentos de solo (GSE) e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas nos aeroportos de Guarulhos e Galeão, no Rio de Janeiro. O serviço passará a ser realizado pela empresa Orbital WFS, de acordo com a companhia, empresa especialista na modalidade de serviços aeroportuários.
De acordo com um funcionário da companhia aérea no Aeroporto de Guarulhos, que preferiu não se identificar, o comunicado já foi repassado aos funcionários destes setores e os novos serviços da empresa contratada começam no dia 4 de setembro. Em nota, a Latam confirmou o inicio da operação nos dois aeroportos para a primeira semana do próximo mês.
“A contratação do parceiro para realizar estas operações em Guarulhos e no Galeão é uma medida pontual, que se mostrou como a melhor alternativa para as necessidades da Latam Airlines Brasil neste momento. A decisão está em linha com o mercado nacional e faz parte de uma tendência mundial de contratação de serviços especializados”.
Questionada sobre o possível impacto em demissões no Aeroporto de Guarulhos, a companhia afirmou que adotou todas as medidas para que esta mudança tivesse o menor impacto possível nos colaboradores, porém, a Latam confirmou que haverá redução no quadro de funcionários nos dois aeroportos. “A empresa abriu um processo de negociação com os sindicatos envolvidos e não está medindo esforços para realocar internamente o maior número possível de pessoas”.
A Orbital WFS irá realizar também os serviços de translado de aeronaves dentro do aeroporto, limpeza de cabines e carregamento de bagagens. “Somente nessas áreas onde ocorrerá a terceirização, são mais de 400 funcionários e muitos não foram realocados com essa nova empresa”, afirmou um funcionário que preferiu não se identificar.
Reportagem: Ulisses Carvalho
Foto: Divulgação Latam