Antônio Boaventura
Desde a última quinta-feira (13), passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo–Guarulhos, em Cumbica, encontram dificuldades para chegar ao seu destino. Pelo quinto dia consecutivo, o aeroporto vem registrado atrasos nos voos e causando irritação nos passageiros.
O HOJE obteve a informação de que 37 dos pouco mais de 300 voos programados para o aeroporto nesta segunda-feira, 17, tiveram problemas, o que corresponde 12% da operação. Destes, dois foram cancelados e outros 35 registraram atrasos. Contudo, um funcionário da Latam, que pediu para não ser identificado, disse que as operações serão normalizadas gradativamente.
“O maior problema é a falta de informação e até de certa forma o desrespeito. Estou aguardando uma posição há quase 24 horas e até o momento não tive nenhuma informação. Mas, vamos torcer para que possa ter um desfecho feliz”, disse Marta Nascimento, 38 anos, que aguardava o embarque para Natal, no Rio Grande do Norte.
Neste final de semana, dos 816 voos programados entre chegadas e partidas, 202 tiveram problemas entre atrasos e cancelamentos. De acordo com fontes consultadas, as companhias aéreas e o GRU Airport atribuem o mau tempo da última quinta-feira (13) pelos problemas ocasionados nas operações aeroportuárias.
“Graças a Deus estou conseguindo embarcar. Estava aflita com toda esta situação. Ao invés de relaxar por conta das férias, estou saindo estressada desse lugar. É preciso maior organização e melhor atendimento”, enfatizou a operadora de telemarketing Natália Santos, 32 anos.
Já a Latam Airlines Brasil informou que as suas operações foram fortemente impactadas por meteorologia adversa em São Paulo, o que gerou “efeito cascata” em sua malha aérea. Desde a manhã do domingo (16), não houve voos cancelados da companhia.
Passageiros da LATAM com partidas, chegadas ou conexões domésticas programadas para até as 23h59 de segunda-feira (17) no aeroporto de São Paulo/Guarulhos podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade.
A companhia aérea reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos ou entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de São Paulo/Guarulhos.
Foto: Ivanildo Porto