Motoristas de empresas de ônibus de Guarulhos conquistaram reajuste salarial de 9% junto a Associação das Empresas de Transportes Urbanos (Guarupass), nesta terça-feira (31), e descartaram uma possível greve.
Segundo o presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos, Metropolitanos, Intermunicipais de Guarulhos e Região (Sincoverg), Maurício Brinquinho, o reajuste foi maior do que em São Paulo (7,5%).
“A categoria teve essa percepção de que as discussões devem ser feitas em conjunto e em sintonia com a real necessisade do trabalhador”, disse Brinquinho.
Os profissionais tinham recusado a proposta de 7% oferecida pela Guarupass. No total foram 35% de reajuste na Participação nos Lucros e Resultado (PLR), o que equivale a R$ 1.350, e 11% no vale-refeição, que agora é de R$ 21 para os trabalhadores.
O presidente do sindicato ainda afirmou que nos últimos dias o Sincoverg tem realizado fiscalização no transporte coletivo na cidade. “Verificamos questões de segurança como a retirada de ônibus quebrados e também nos atentamos à manutenção de banheiros, entre outras ações”, afirmou.
O sindicato estima que a cidade tem pouco mais de 670 mil passageiros e diz que a greve era o último recurso. “A população não vai sofrer com a greve. Apesar de muitas vezes ela ser inevitável”, ressaltou Brinquinho.
Em maio deste ano, cobradores e motoristas dos ônibus municipais de Guarulhos fizeram uma paralisação nos coletivos municipais e intermunicipais que afetou cerca de milhares de passageiros.
Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto