O prefeito Guti anunciou que, nesta sexta-feira (15), publicará novo decreto que trata da não-obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte coletivo para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo. A decisão foi tomada após reunião com várias entidades que reúnem autistas na cidade.
“Mamães e papais informaram que, muitas vezes, não conseguem com que os filhos autistas usem máscaras. A criança acaba se irritando e não consegue usar. Assim, essas pessoas terão que portar a carteira da instituição ou laudo médico que comprove o TEA”, explicou o chefe do Executivo.
Na live do prefeito, o procurador geral do Município, Cristian David Gonçalves, explicou a manutenção do decreto municipal que restringe o funcionamento do comércio em Guarulhos até o próximo dia 29, não mais liberando as academias de ginásticas, barbearias e salões de beleza na cidade.
“Estamos vivendo momentos sem precedentes e toda cautela é oportuna. A opinião técnica da Secretaria de Saúde e análise em âmbito local são muito significativas neste processo. O município tem a sua autonomia de regulamentar em âmbito local as peculiaridades. E diante dos números, qualquer flexibilização neste momento pode gerar instabilidade jurídica”, explicou Gonçalves, se referindo ao decreto do presidente Jair Bolsonaro, assinado na segunda-feira (11), que considerou como essenciais as atividades nas academias, salões de beleza e barbearias.
“A gente vai respeitar sempre o pacto pela vida. Estamos muito preocupados com a questão econômica da família guarulhense. O caixa da prefeitura já tem uma projeção de mais de R$ 500 milhões a menos de orçamento por motivos óbvios – se a família guarulhense tem problema econômico, a prefeitura, em efeito cascata, também vai ter”, observou o prefeito Guti.
O secretário de Saúde, José Mario Clemente, também participou da transmissão nas redes sociais, falando sobre o último boletim epidemiológico, com os números sobre o coronavírus (covid-19) na cidade.