Ao
lançar nesta quarta-feira uma nova geração de caminhões extrapesados, cujas
cabines foram desenvolvidas pela engenharia brasileira para produção na
Alemanha em 2021 – algo inédito -, a direção da Mercedes-Benz apontou um
cenário de alta incerteza no mercado de veículos comerciais, mas reforçou seu
compromisso com os investimentos previstos no País. O programa de investimentos
da montadora no Brasil prevê R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022, com recursos destinados,
principalmente, à atualização de plataformas e produtos.
Durante entrevista virtual à imprensa, Karl
Deppen, que assumiu neste ano a presidência da Mercedes-Benz do Brasil,
reconheceu os ajustes feitos pela companhia para reduzir custos num momento de
quebra na geração de caixa. Ele ressaltou, porém, que o grupo não deixou de
investir em inovação. “Temos a obrigação de fortalecer os produtos e
serviços que oferecemos a nossos consumidores”, comentou Deppen.
No mesmo evento, Stefan Buchner, chefe mundial
da Mercedes-Benz Trucks, afirmou que estimar o que será o mercado brasileiro
até o ano que vem é hoje um exercício de grande incerteza.
Ele avaliou que o país tem um cenário misto, com
recorde na safra de grãos – com, consequentemente, efeito positivo na demanda
por transporte -, mas alguns outros setores ainda sofrem com os impactos da
pandemia. “O Brasil tem suas particularidades e ambiente de negócio
próprio. A agricultura, por exemplo, é muito competitiva no Brasil. Temos
grandes desafios, assim como no resto do mundo, mas diferentes dos desafios na
Europa”, comentou Buchner, que está de saída da multinacional alemã porque
vai se aposentar.
“Investimos porque estamos convencidos de
que este é um mercado importante”, acrescentou o executivo. Ele disse ser
a favor de a operação no Brasil aumentar seus índices de nacionalização e se
transformar numa plataforma exportadora. Informou, contudo, que não faz sentido
logístico exportar do Brasil para a Alemanha as cabines que foram desenvolvidas
em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, ao mercado europeu.
Hoje, o grupo apresentou dois novos modelos de
sua linha de caminhões extrapesados Actros que serão montados na Europa. A
cabine de um dos modelos, o Actros F, tem a arquitetura projetada pela engenharia
no Brasil com altura mais baixa, de apenas três degraus.
O modelo será lançado em janeiro de 2021 em 24
países da União Europeia, marcando a estreia da marca no segmento de
cavalos-mecânicos acima de 18 toneladas na Europa.
Mercedes-Benz vê cenário de incerteza, mas diz que mantém investimentos no País
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