Planejamento é a palavra-chave para quem quer ganhar tempo ao se deslocar de trem e metrô na Grande São Paulo. Adquirir as passagens antes de chegar às estações pode ser a solução. Além das bilheterias e totens de autoatendimento, é possível comprar o bilhete digital QR Code pelo Whatsapp, aplicativo TOP e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. O processo é simples e rápido, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias.
“A diversificação dos meios de compra é um aliado na rotina tão corrida dos paulistas. Dentro do plano de modernização do transporte público de São Paulo, multiplicamos os canais para atender quem já usa o smartphone no seu dia a dia e também para aqueles que têm menor acesso à tecnologia e preferem fazer sua compra em dinheiro”, explica o secretário de transportes metropolitanos do Governo do Estado, Paulo Galli.
Lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em dezembro do ano passado, o Bilhete Digital QR Code ultrapassou a marca de 80 milhões de unidades comercializadas, e os novos canais ganham cada vez mais espaço. A compra via Whatsapp, por exemplo, começou em junho deste ano e já é o terceiro maior canal de vendas de passagem unitária do TOP.
Saiba como utilizar cada uma das opções de compra disponíveis e planejar sua rotina. Entre as formas de pagamento estão o PIX, cartão de débito, cartão de crédito e dinheiro:
Presente em 99% dos aparelhos celulares dos brasileiros*, o aplicativo é um dos meios mais práticos para adquirir os bilhetes. Os passageiros podem comprar até 5 unidades e pagar como PIX, além de recarregar os cartões BOM e TOP e solicitar atendimento para eventuais problemas.
O processo é muito simples. Tudo é feito dentro do aplicativo de mensagens, interface bastante familiar para os passageiros. Somente o pagamento é realizado no aplicativo do banco, mas o bilhete é enviado ao Whatsapp do comprador:
1. Mande um “oi” para o número 11 3888-2200
Importante: cheque sempre se há o sinal de ‘verificado’ do Whatsapp para ter certeza de que está conversando com o assistente virtual oficial do BOM e do TOP.
2. Digite 5 e depois digite 1 para adquirir o Bilhete Digital TOP QR Code
3. Para envio do comprovante da transação, informe seu nome completo, e-mail e número de CPF
4. Depois é só escolher o número de passagens, digitando de 1 a 5
Ao confirmar a transação, você receberá um Código PIX para copiar e colar em seu aplicativo do banco que tem 20 horas de validade. Feito o pagamento, você receberá os bilhetes QR Code no próprio Whatsapp e o comprovante enviado para seu e-mail.
OBS: os usuários do sistema Android devem copiar o link completo do Código PIX recebido no Whatsapp antes de migrar para o pagamento no aplicativo do banco.
* Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Março 2021
Aplicativo TOP
Desde agosto de 2020 presente na vida dos paulistanos, o aplicativo TOP é outra forma rápida de se adquirir as passagens. Disponível para os sistemas Android e iOS, possibilita a compra de até 10 bilhetes e pagamento com PIX, Débito e Crédito.
Uma das vantagens é que os bilhetes QR Code ficam disponíveis por tempo indeterminado e não se desgastam como os bilhetes físicos. E, se der um print na tela, poderá utilizar mesmo sem o aplicativo.
O APP é leve e com interface amigável. O processo de compra também é bastante simples:
1. Baixe o aplicativo no Google Play ou Apple Store
2. Faça seu cadastro e crie uma senha
3. Clique na opção Comprar Bilhetes
4. Escolha o tipo de transporte, com opções de CPTM/Metrô e ônibus e terminais da EMTU
5. Escolha o número de passagens que deseja comprar (máximo de 10 unidades)
6. Adicione uma forma de pagamento:
· Cartão de Crédito das bandeiras Master, Visa, Elo, Diners e Amex
· Cartão de débito dos bancos Nubank, Banco Original e Banco C6
· Débito Virtual da Caixa Econômica Federal
· PIX (um Código PIX será gerado para pagar em seu banco)
Após a conclusão da compra, o bilhete estará disponível para uso em seu aplicativo TOP.
Pontos de venda
Para quem prefere passar em um estabelecimento comercial e usar o dinheiro para comprar seus bilhetes, uma ótima opção são os 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana.
A vantagem é que não é necessário ir até a estação para adquirir os bilhetes, que podem ser comprados perto de casa, do trabalho ou durante o deslocamento. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site do TOP .
Máquinas de autoatendimento
Não deu tempo de passar em um ponto de venda ou ficou sem bateria no celular? Não tem problema, todas as estações do Metrô e CPTM possuem máquinas de autoatendimento. Nesses locais, os passageiros poderão comprar até 2 bilhetes.
Em pontos de grande circulação, é possível contar com o apoio da equipe do Posso Ajudar, que irá auxiliar no processo de compra e utilização dos bilhetes QR Code nas catracas.
Algumas dicas valiosas para evitar problemas na hora de utilizar as máquinas de autoatendimento:
1. As compras do QR Code podem ser feitas com Cartão de Débito e Cartão de Crédito
2. As máquinas não aceitam dinheiro. Se essa é sua única opção, se informe sobre os pontos de venda mais próximos
3. Os bilhetes são impressos em papel térmico e sensíveis à umidade e produtos como álcool em gel. Também é recomendado guardar por no máximo 72 horas sob risco de desgaste da impressão
4. O bilhete estragou? Você pode recuperá-lo nas máquinas de autoatendimento. Mas, para isso, você precisa do código impresso na passagem. Tirar uma foto do bilhete é uma alternativa para preservar os dados em caso de danos e inutilização
Para mais informações e dúvidas sobre o TOP, basta acessar o site nesse link. Já os clientes do TOP contam com atendimento por Whatsapp, pelo telefone (11) 3888-2200, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Redes Sociais:
Lojas de apps:
Sobre TOP Bilhete Digital QR Code
Lançado em dezembro de 2020 pelo Governo do Estado de São Paulo, o TOP Bilhete Digital QR Code é o bilhete para o embarque nas estações do Metrô e da CPTM, que conta com a tecnologia QR Code, trazendo mais rapidez e comodidade para quem utiliza o transporte sobre trilhos. Pode ser adquirido nas bilheterias e nas máquinas de autoatendimento das estações, nos mais de 8 mil estabelecimentos parceiros próximos às estações. Além disso, também está disponível por meio do aplicativo TOP.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.